segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Dicas para fazer um bom logo


Simplicidade funciona
O logo é a base sobre a qual vai criar a sua marca. Ele não precisa explicar a sua atividade, afinal de contas o logo da Nokia não é um telemóvel e o da Porsche não é um carro. Prime pela simplicidade.

Versatilidade é essencial
O seu logótipo deve estar preparado para ser usado em diferentes meios, tais como cartões-de-visita, painéis publicitários, folhetos e t-shirts, por exemplo. Deve ainda ter cores e contraste que permitam a sua leitura em fundos brancos e pretos.


Quanto menos cores melhor
Várias cores podem implicar um custo de impressão superior e mesmo complicar a leitura da imagem. A escolha de um ícone e cor seguras ajuda a reforçar a força do seu logo, e facilita que este seja escalado ou trabalhado em preto e branco.


Dica tipográfica: serifas
Usar detalhes nas letras do seu logótipo pode dar-lhe a aparência de seriedade. Trata-se de um pequeno detalhe que pode fazer uma enorme diferença, pois uma pessoa que fique a conhecer a sua marca pela primeira vez vai julgá-la mais fiável e poderosa.

Dica tipográfica: sem serifas
Por outro lado, pode optar por um tipo de letra mais simples, que não inclua serifas. Neste caso, pode escolher um tipo de letra simples tal como "helvética", (a que mais uso e gosto) ou optar por um tipo de letra que se assemelhe a caligrafia.


Um bom logo é para sempre
Pense na Apple ou na Coca-Cola, duas marcas que nunca terão de mudar de logótipo, apenas atualiza-la. Ao realizar o seu, deve ter isto em mente e criar algo que consiga sobreviver a modas e à passagem do tempo o mais prolongado possível.

Cuidado com as cores
Usar poucas ou apenas uma cor pode ser uma solução, mas outra é usar várias cores de forma cuidada, o que pode resultar em logótipos poderosos e altamente cativantes. Neste caso, é importante que as cores que escolher estejam relacionadas com a atividade da empresa, assim aproveita para transmitir uma mensagem mais imediata e memorável.

Prepare o seu logo para a Net
No caso de uma startup, a net será ou já é o meio de comunicação onde o logo mais vai ser usado ou partilhado. Pode também ter de criar botões para um site, que são versões mais pequenas do seu logo, e nem todos permitem isso. Um bom exemplo de um logo já preparado para a Net é o Pinterest.



Dê a entender o que faz
Se tem uma mensagem realmente forte que queira passar ao mundo, poderá aproveitar para o fazer no logo - não há regra sem exceção. Tente fazê-lo com desenhos ou outros ícones associados ao nome da sua empresa.

E por último: encontre um designer
Por mais que tenha um bom conceito, vai precisar de um bom designer para o concretizar. Existem hoje vários sites que prometem fazer logos com apenas 5 cliques, e você não gasta nada.
Vai a dica final: Procurem um profissional e paguem por isso, pois é sua marca, seu produto que está sendo vendido visualmente, uma marca ruim significa um produto ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário